Documentação

Através desta lista com exigências legais, podemos encontrar tudo sobre documentações, usadas em diversas situações e dicas para deixá-las sempre em dia.
O boletim de ocorrência, é usado para ressarcir o seguro em qualquer sinistro e pode ser obtido pela internet no site da Secretaria de Segurança Publica do Estado ou em qualquer delegacia de policia .
A transferência pode ser efetuada até um mês após, a data da compra do veículo. É sempre muito importante verificar se o veículo a ser comprado, possui alguma ocorrência e alguma multa. Por este processo de transferência ser demorado é interessante pedir ajuda a um despachante.
O IPVA é cobrado a qualquer pessoa que tem um veículo automotivo. Quando o carro é novo, ele pode ser obtido através da internet ou até mesmo em casas lotéricas. Quando ele é semi-novo, deve ser quitado pelo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) ou pelo Guia de Recolhimento, até a data indicada nas tabelas de vencimentos, de acordo com o fina a placa, Se caso não tiver estes documentos, pagar em terminais de auto atendimento, bancos 24 horas, etc.
O DPVAT conhecido também como seguro obrigatório, objetiva-se em assistênciar as vitimas envolvidas em acidentes, tendo uma indenização desse seguro. O pagamento do mesmo pode ser feito em bancos, internet, correios de acordo com o calendário em cada estado.
Em caso de Blitz Policial, não há motivo para ficar desesperado se você estiver com os documentos em ordem. Você terá que apresentar: a carteira de motorista (se tiver a carteira de motorista antiga, apresente também o RG), seguro obrigatório ( DPVAT- pode ser apresentado em fotocópias, carimbadas pelo Detran), comprovante de pagamento do IPVA e o certificado de registro e licenciamento do veículo (CRLV- também pode ser fotocópia, desde que carimbadas pelo Detran). No licenciamento, a maneira mais prática é procurar um despachante ou fazer pela internet, não precisando ir até o DETRAN, recebendo o documento via correio. Obedecendo ao mês correspondente ao final da placa, o licenciamento é feito todos os anos abrigatoriamente.
Final da Placa / Mês
1 Abril
2 Maio
3 Junho
4 Julho
5 e 6 Agosto
7 Setembro
8 Outubro
9 e 0 Novembro
0 dezembro
Abaixo você poderá encontrar várias perguntas e respostas para acabar com as suas possíveis dúvidas, lembrando sempre que para maiores informações basta consultar o manual do proprietário. São elas:
• Segurar o carro pela embreagem na subida: não é bom segura-lo na embreagem na subida, pois, diminui o tempo de vida do veículo e superaquece o sistema.
• Amaciar o carro na estrada: é aconselhável porém, antes do carro atingir aproximadamente 500Km/h, não é recomendável andar mais de 100KM/h. Sempre com delicadeza e acelerando uniformemente.
• Rodízio dos pneus dianteiros e traseiros: precisa ser feito de 10 em 10 mil quilômetros. Desta maneira o desgaste será mais uniforme.
OBS: Fazer o rodízio, juntamente com o alinhamento e balanceamento.
• Melhor aproveitamento do rendimento do motor: Com o uso de gasolina aditivada o sistema dos bicos, bombas e toda injeção continua limpo.
• Marcha engatada quando se estaciona em ladeira: A marcha estando engatada, auxilia o freio de mão, porém, se ele não funcionar no momento, ela também não conseguirá arcar com o peso do veículo.
• Economia de combustível em ponto morto: Atualmente, não é necessário andar com a marcha desengatada para diminuir o consumo de combustível. Em carros com injeção eletrônica , quando o condutor para de acelerar, a alimentação de combustível é cortada automaticamente. Esse procedimento pode também trazer riscos a vida do motorista e passageiros pois, pode sobrecarregar os freios já que o freio motos não está funcionando.
• Saindo na segunda marcha em uma descida: Mesmo estando em uma descida, se você quiser manter a embreagem e o cambio do seu carro intactos, engate sempre a primeira ao sair.
• Carregar o celular no acendedor de cigarros: o celular pode descarregar a bateria do carro caso ele esteja desligado. Quando o carro estiver ligado, quem irá carregar a bateria é o alternador, sem problemas.

   Voltar